terça-feira, 19 de abril de 2011

Conseguimos ter saudade até do que nunca existiu?



'' E é só vc que tem a cura pro meu vício de insistir nessa saudade que eu sinto de tudo que ainda não vi...''(Renato Russo)


Se eu tenho saudade do que nunca existiu? Do que eu nunca vivi? Saudade de quem eu nunca conheci? Ah...como eu tenho! Tenho saudade de vida, tenho saudade de amar e ser amada mais e mais, tenho saudade de conhecer, tenho saudade de viver! A saudade virou fome. 
Assim é como eu me sinto ultimamente...
   Mas para muitos isso não é lógico. Para mim também não é lógico. E quem disse que estou tentando encontrar algo racional nisso? eu disso que sinto essa saudade, não disse que consigo entende-la. Paro e penso: ''esse tipo de saudade deve ser apenas ansiedade''. Já me disseram isso uma vez e é até lógico, bem lógico! Mas ansiedade não seria algo que você espera muito e sabe que irá acontecer? Ou não precisa achar que irá acontecer, apenas espera e sonha com algo, sonha tanto que parece que já viveu e sente saudade? Mas se assim for é apenas uma grande ilusão, um mundo inventado.
   Espero que seja algo que conforte o meu coração. Não consigo achar uma resposta para isso que eu sinto. Tenho medo que tudo não passe de uma grande ilusão realmente. Outrora achava que era sonho, mas sonhar com algo que você não sabe exatamente o que é, poderia ser racional também? 
Independente do que seja, ansiedade ou ilusão, é isso que eu sinto agora. Parece que é um pedaço que falta em mim, algo que me faria completa. E nem é essa saudade insana e essa espera inacabável que doi, mas a incerteza de algo que talvez nunca virá! Será que não é uma normal insatisfação com a vida, como quase todos os meros humanos tem? Mas não desgosto do que eu tenho. amo meus amigos, minha família, o que eu faço.
  Ah..sei lá! mas não é insatisfação, talvez seja ansiedade, ilusão, destino... Enfim, eu não sei o que é. Acho que só mesmo eu para sentir saudade até do que nunca aconteceu.

Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida.
(Clarice Lispector)

Um comentário: