terça-feira, 18 de outubro de 2011

O Admirável Mundo Novo: apenas uma Fábula Científica ou uma Crítica Fundamentada?




RESUMO
''O  cientificamente possível é eticamente viável? O Admirável Mundo Novo, escrito por Aldous Huxley em 1931 é uma “fábula” futurista relatando uma sociedade completamente organizada, sob um sistema científico de castas. Não haveria vontade livre, abolida pelo condicionamento; a servidão seria aceitável devido a doses regulares de felicidade química e ortodoxias e ideologias seriam ministradas em cursos durante o sono. Olhando o presente, podemos imaginar um futuro semelhante em termos de avanços tecnológicos. Será ele de excessiva falta de ordem, da ordem em excesso preconizada por Huxley ?''


     Esse é disparado um dos melhores livros que já li. Huxley vai mais além nas conquistas humanas e suas perspectivas.E muito mais além ainda quando retrata a sociedade de um ponto de vista totalmente diferente do que seria hoje -Imagine uma civilização de excessiva ordem onde todos os homens eram controlados desde a geração por um sistema que aliava controle genético (predestinação) a condicionamento mental, o que os tornava dominados pelo sistema em prol de uma aparente harmonia na sociedade. Não havia espaço para questionamentos ou dúvidas, nem para os conflitos, pois até os desejos e ansiedades eram controlados quimicamente pelo “Soma”, sempre no sentido de preservar a ordem dominante. A liberdade de escolha estava restrita a poucas matérias da vida. As castas superiores eram decantadas em betas, alfas e alfas + e se originavam de óvulos biologicamente superiores, fertilizados por esperma biologicamente superior, recebendo o melhor tratamento pré-natal possível. Já as castas inferiores, bem mais numerosas, recebiam um tratamento diferenciado: provinham de óvulos inferiores, fertilizados por esperma inferior, passavam por um processo denominado Bokanovsky (noventa e seis gêmeos idênticos retirados de um só ovo) e eram “tratados prénatalmente, com álcool e outros venenos proteínicos”(Huxley). Não existia o conceito de família, ''cada um pertence a todos'' (Huxley), as pessoas não envelheciam por ter ótima especialização biológica, o mundo era ''perfeito e organizado'' pois não havia conflitos e frustações existencias, guerras e embates sociais.
      O livro que foi escrito em 1931 ainda pode ser considerado um tipo de reflexão para os dias atuais. Adimirável mundo novo nos faz refletir sobre o futuro e ao mesmo tempo, a condição humana hoje. Que passo estamos dando em direção ao futuro? Até onde chegamos para extinguir nossas mazelas?

2 comentários: